A Comunidade Missão Theotokos tem como finalidade primeira a Reconciliação, levando as almas, a terem uma profunda experiência com o Amor de Deus, anunciando Jesus Cristo, como único Senhor, e modelo do homem novo. Proclamar que a Santíssima Virgem Maria cooperou na salvação da humanidade e anunciar a beleza e o tesouro que é a Santa Mãe Igreja, como fundamento e sustento da verdade.                 .
Somos chamados a pregar o Reino de Deus a toda criatura.Também somos chamados a testemunhar Jesus Cristo na vida profissional, em família, em comunidade e por onde andarmos.

Para o pleno desenvolvimento do nosso Carisma, se fazem necessário algumas virtudes, que o Pai, sabendo de nossas limitações semeou entre nós:

 

Amor à Igreja:

Deus confiou a nós, assim como toda sua igreja, uma missão. A nossa missão define-se a partir do carisma e da espiritualidade Theotokos. Por inúmeras vezes já falamos sobre o que a Comunidade representa para a Igreja, mesmo reconhecendo que somos tão pequenos e desprovidos de conhecimentos que julgamos serem necessários para a realização dos projetos de Deus. Não podemos negar que somos uma possibilidade e uma realidade que Deus usa para chegar até seus filhos, e este “caminho” que poderíamos chamar até de “via-theotokos”, tem a missão de trazer para embarcar neste “navio” chamado de Igreja Católica Apostólica Romana, todas as almas dispersas pelo pecado.

Docilidade:

Somos uma Comunidade Mariana, devemos ter os traços de Maria, para que nossa evangelização seja eficaz. No entanto, a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, deve ser o motivo mais doce e mais violento para animar nossos corações.

Docilidade não pode ser apenas uma palavra que ecoa dos nossos lábios, deve ser, antes, um reflexo de Deus.

Alegria:

 Como trabalhadores da vinha do Senhor, e no exercício do nosso carisma, a alegria deve estar sempre sendo cultivada em nossos corações para que, aqueles que se apresentam diante de nós, possam colhê-la.

A alegria é um dos frutos do Espírito Santo, cumpre cultivá-lo e colhê-lo. Devemos ter júbilo, apesar de todas as circunstâncias da existência. “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos.”

Acolhida:

A docilidade ou a mansidão está totalmente ligada à acolhida.

Por isso a Comunidade Missão Theotokos, precisa buscar o dom do acolhimento, pois é o primeiro sinal evidente de que a comunidade está viva. Por isso se faz necessário entender, o que é acolhimento para poder acolher bem.

Acolher não significa abrir as portas da Comunidade, e sim as portas do coração. Se uma Comunidade é atraente, é porque ela é cheia de amor, cheia de vida, e a vida chama a vida.

O acolhimento é uma atitude que necessita de desprendimento e de consciência, pois se o coração não se abre ele tende a se fechar, se o coração não ama, ele tende a ficar frio e duro e o coração deste tipo não consegue atrair ninguém, e nós não somos chamados a levar a mensagem da reconciliação?

Se Deus semeou em nossa comunidade a virtude da acolhida, é preciso compreender que acolher é dizer às pessoas “Entrem”. É dar espaço, é ouvir, é ver o dom é olhar com amor”.

Vontade:

A vontade de servir Cristo, por meio de sua Igreja, é a consequência natural, de quem fez uma experiência de intimidade com Deus, e este exercício excelente nos leva para uma doação e entrega das nossas vidas, que exige de nós uma decisão de renunciar a própria vontade, de tal forma que não encontramos paz e alegria, a não ser no cumprimento da vontade de Deus. Precisamos dobrar nossa vontade à uma vontade muito maior e mais coerente do que a nossa: a vontade de Deus.

 

 

A imagem representa o carisma e a nossa espiritualidade. Ela é o carisma em forma de imagem, pois como é da Tradição de nossa Igreja, a imagem traz em si o que as palavras muitas vezes não conseguem dizer. Assim sendo, temos neste símbolo a ser interpretado:

Em primeiro plano temos o ícone da Santa Mãe de Deus, que nos olha atentamente, pois como nossa mãe vê todas as nossas necessidades e com ternura sustenta o braço direito do Senhor, ou seja, o braço da benção. A Virgem está revestida com as cores da realeza: vermelho, verde e dourado, cores usadas apenas pelas imperatrizes. Note-se que o Senhor também está com vestes reais e assentado no colo da Virgem como se estivesse num trono, com a mão esquerda segura o pergaminho, que é a palavra de Deus.

Docemente a Virgem parece beijar a mão do Senhor, o que nos lembra a sua missão de co-redentora, medianeira das graças do Senhor. A outra mão da Virgem está envolvendo o Filho numa atitude de carinhosa intercessão. Ao mesmo tempo em que nos olha e segura à mão do Filho, Ela parece direcioná-la com a sua própria mão de Mãe em nossa direção, mão que estende á nos, a nossa procura para nos reconciliar.

Vê-se também ao redor da Santa Mãe de Deus cinco estrelas, que são as características da nossa espiritualidade, cada uma disposta ao redor da Virgem parece formar uma estrela maior, que é a Virgem Maria, Estrela da Evangelização.

Ao fundo nota-se a grande Basílica de São Pedro, lembrando que nosso carisma procede da Igreja, Mãe e Mestra da Verdade, tendo nas laterais as portas abertas, esperando por nossa volta com a mesma disposição do pai da parábola do Filho pródigo. As duas imagens juntas, da Virgem e da Basílica nos trazendo juntas o Senhor, nos lembram nossa identidade enquanto católicos.

São cinco as estrelas que representam o nosso carisma e espiritualidade que Deus semeou no meio de nós, e que são necessárias para a prática do apostolado da Comunidade Missão Theotokos.

 

  • A primeira estrela, localizada no topo da figura da Basílica de São Pedro, representa o Amor à Igreja.

 

  • A segunda estrela, localizada logo abaixo ao lado esquerdo, representa a docilidade.

 

  • A terceira estrela, localizada a direita representa a alegria.

 

  • A quarta estrela, na parte inferior da figura, do lado esquerdo, representa a acolhida.

 

  • A quinta estrela, na parte inferior da figura, do lado direito, representa a vontade.